Lesma-do-mar

Aplysia dactylomela

Aplysia dactylomela é um molusco gastrópode herbívoro que pertence ao grupo das lesmas do mar. Tem um corpo macio com um par de extensões semelhantes a asas chamada parapódios que o ajudam a nadar ou rastejar. Ele também tem dois pares de tentáculos sensoriais em sua cabeça que são usados para sentir o ambiente e para se alimentar. Uma das características mais marcantes desta lesma do mar é a sua coloração, pode variar do cinza pálido ao verde, ao marrom escuro, mas tem sempre grandes manchas circulares pretas em seu manto. Essas manchas podem ser uma forma de camuflagem ou aviso aos predadores.


Bento Image

Polvo

Octopus sp.

Os polvos possuem um corpo arredondado e mole com oito braços cobertos por ventosas, são animais solitários que habitam oceanos em todo o mundo, preferindo águas tropicais e quentes. Vivendo em águas profundas ou em áreas de recifes de coral, onde podem encontrar abrigo entre as fendas das rochas. Os polvos se alimentam de uma variedade de presas, incluindo peixes, crustáceos e outros moluscos. Os polvos apresentam sistema nervoso altamente desenvolvido e um número impressionante de neurônios, especialmente em seus tentáculos, permitindo habilidades complexas de paladar, tato e manipulação de objetos. Além disso, os polvos apresentam refinadas estratégias de defesa, que envolvem camuflagem, jato de tinta para distorcer os sentidos dos predadores e habilidades de fuga.

Bento Image

Gastrópode

Hastula cinerea

Hastula cinerea é um pequeno molusco gastrópode com grande distribuição geográfica, ocorrendo ao longo de praticamente todo o litoral brasileiro. Habitando regiões tropicais e subtropicais, especialmente em águas marinhas rasas e mornas no litoral ou em recifes de corais. Pode ser encontrado na zona de arrebentação das ondas, local onde consegue se enterrar na areia úmida.

Bento Image

Ostra do mangue

Crassostrea rhizophorae

A ostra Crassostrea rhizophorae ou ostra do mangue, como é popularmente conhecida, é um bivalve de importante interesse comercial e ocorre praticamente em todo litoral do Brasil. Vivem em manguezais, aderidos às raizes das árvores de Rhizophorae mangle por uma das valvas. São suspensívoros, alimentando por filtração, o que significa que ela se alimenta filtrando partículas suspensas na água.

Bento Image

Lula

Doryteuthis sanpaulensis

*Doryteuthis sanpaulensis* é uma lula nerítica, ou seja, região que atinge aproximadamente 200 metros de profundidade. Essa espécie é de pequeno a médio porte, apresenta nadadeiras relativamente longas, o seu corpo é alongado, cilíndrico e hidrodinâmico, adaptado para natação rápida. Pele lisa com cor variável, que vai de tons translúcidos a cinza ou marrom-avermelhado, dependendo da iluminação e do estado do ambiente. Se distribui em regiões tropicais a temperadas do Atlântico Sul ocidental. É um predador oportunista, com sua distribuição dependendo da disponibilidade de alimento, alimentando-se principalmente de peixes e crustáceos, mas também de outros cefalópodes.